CIRA: Reunião com os Agrupamentos de Escolas da Região de Aveiro sobre o Programa Educ@RA.

2019-09-09 18:28

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do Programa Educ@RA da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, e dando contributo para a execução do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, realizou-se esta manhã uma reunião de trabalho com os Agrupamentos de Escolas da Região, contando com a presença do Presidente da CIRA, José Ribau Esteves e dos representantes dos Municípios associados.

Neste arranque do ano letivo, foi feito um balanço das atividades realizadas nos últimos meses com os Agrupamentos, apresentadas as atividades calendarizadas para o decorrer do ano e ainda distribuído equipamento informático aos Agrupamentos e aos Municípios.

Foi criada a Plataforma Educ@RA com apresentação do Programa, dos conteúdos educativos multimédia relativos ao Poder Local e ao Património Local.

Estão também a decorrer várias ações de capacitação de professores do 1.º Ciclo, na área da Programação e Robótica, bem como ações de curta duração na área da consciência fonológica.

Vão ser executadas no ano letivo que agora começa, outras ações, tais como: Conhecer, Atuar e Mudar (CAM) – 1º ciclo do ensino básico;; Rastreio de Linguagem e Fala (RALF) – pré-escolar; Ação de sensibilização no âmbito das adições (psicologia); Programa de Orientação Vocacional; Programa de Gestão de Conflitos, Consciencialização Parental e Comunicação com Adolescentes, Olimpíadas do Património de Cidadania; Ações de programação e robótica para o 1º ciclo.

Ainda no âmbito do Educ@RA, realizar-se-á uma Conferência Intermunicipal sobre a temática 'Inovação em Educação' a decorrer em Novembro no Município de Águeda.

Estão ainda previstos para este ano letivo a realização de três concursos, cuja regulamentação vai ser apresentada durante o presente mês de setembro 2019: Concurso Anual de CTEAM 'Reinventar um Brinquedo' (dirigidos aos Alunos); Concurso Professor Inovador CIRA; Concurso Escola Empreendedora CIRA:

No final da reunião foram distribuídas 26 impressoras 3D (uma por Agrupamento) e 11 computadores portáteis (um por Município), num investimento total de cerca de cerca de 25.000€, no cumprimento de uma das componentes do projeto, estando previstos outros investimentos em equipamento para as Escolas / Agrupamentos.