CIRA: Apresentação do Modelo de Biorresíduos decorreu em Estarreja.

2021-06-22 18:17

Categoria: 

Concelho: 

O Cine-Teatro de Estarreja foi o local escolhido para a apresentação do Modelo de Recolha dos biorresíduos a implementar em toda a Região, ação integrada no Congresso da Região de Aveiro 2021 e na ordem de trabalhos do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) que ontem decorreu durante toda a tarde.

A apresentação realizada por João Vaz, da empresa EcoGestus – Engenharia & Consultoria, contratada pela CIRA, para este trabalho, divulgou que existem 33% do lixo indiferenciado que corresponde aos biorresíduos. Da mesma forma, o estudo da EcoGestus aponta para a necessidade de um investimento total de 6,8 milhões de euros para implementar o sistema, que vai ter custos operacionais anuais de cerca de 1,9 milhões de euros até 2030.

Para a CIRA a implementação deste sistema "é muito importante, com prioridade ao canal HORECA (hotéis, bares, restaurantes e cantinas), sendo que o sistema de recolha de biorresíduos entrará em pleno vigor já em 2023, sabendo que o canal HORECA é uma das mais importantes vias de produção deste tipo de lixo biodegradável".

A recolha seletiva de biorresíduos faz parte do Pacto Ecológico Europeu que considera esta uma das medidas importantes para “prevenção e redução da produção de resíduos (…) fundamental para a transição para uma economia circular e para garantir a competitividade da União a longo prazo”.

Esta iniciativa integrou o Congresso da Região de Aveiro 2021 que até 06 de julho vai passar por todos os seus 11 Municípios, para discutir e debater os principais assuntos da Região, com particular destaque para as questões da mobilidade, ambiente, educação e património.