Cidades do Centro acolhem campanha nacional de sensibilização para a prevenção do cancro da mama.

2021-10-02 12:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Região Centro recebe campanha nacional de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC convida as comunidades a juntarem-se ao movimento “Outubro Rosa” na difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio.

O Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. A melhor resposta é a prevenção.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove o “Outubro Rosa” com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Recorde-se que o cancro da mama é o mais prevalente (com maior número de casos) em Portugal e em todo mundo, mas se diagnosticado precocemente, é um dos que tem maior taxa de cura.

Centenas de iniciativas, de norte a sul do país e ilhas, assinalarão este mês de prevenção do cancro da mama.

Destaque para a realização, a 16 de outubro, da 11ª edição das caminhadas “Pequenos Passos Grandes Gestos®”, a decorrerem como habitualmente nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu, locais onde se procederá igualmente à informação, sensibilização e disponibilização dos materiais da campanha “Outubro Rosa”.

A iniciativa, este ano, decorrerá sob o mesmo princípio das caminhadas que a LPCC e os Grupos de Voluntariado Comunitário têm organizado: o princípio das caminhadas livres, efetuadas de forma individual ou em pequenos grupos, sem horário marcado ou percurso definido.

A participação implica ainda o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde, recomendando-se a utilização de máscara, desinfeção das mãos e o distanciamento físico.

A LPCC pretende uma grande mobilização dos cidadãos em torno desta causa, bem como fortalecer a sua presença e a dos seus voluntários nas comunidades locais.

Além da vertente de sensibilização pública, a campanha pode integrar ações de angariação de fundos a favor do doente oncológico e familiares, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa, disponibilizados mediante solicitação.

O “Outubro Rosa” visa, assim, desafiar a comunidade a juntar-se a este movimento.

A agenda de atividades a decorrer durante o mês de outubro na Região Centro, contará com ações de natureza diversa, tais como sessões para a promoção da saúde e bem-estar em diversos ambientes; disponibilização de folhetos informativos e materiais alusivos ao “Outubro Rosa”; realização de caminhadas solidárias, cuja participação pode ocorrer em termos individuais ou em pequenos grupos, em horário e percurso livre; momentos lúdicos com ações de promoção da saúde e prevenção da doença.