Cidadania Lab inicia contactos para mobilizar freguesias para o laboratório cívico.

2021-04-09 07:41

Categoria: 

Concelho: 

O Cidadania Lab retoma as atividades com a comunidade e prepara já o 1º Grupo de Freguesias no projeto de laboratório cívico municipal de iniciativa cidadã.

Este novo projeto nasceu dentro do coletivo cívico Vizinhos de Aveiro e conta com a coordenação por parte de uma equipa de 20 cidadãos ativos e empenhados em construir contextos de participação dos cidadãos na vida da comunidade e nas decisões políticas.

Embora ainda um contexto pandémico, este laboratório apela à participação de todos os habitantes do concelho e quer chegar a todas as freguesias do município de Aveiro.

O Cidadania Lab foi um dos projetos vencedores no âmbito da iniciativa Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD), lançada pela autarquia aveirense em maio de 2020, tornando-se, assim, o primeiro laboratório cívico municipal a ser criado pela iniciativa dos próprios cidadãos em Portugal.

Esta sexta-feira tem início o 1º Ciclo de Encontros Participativos, em Sessões Itinerantes nas Freguesias.

Dirigidas à comunidade, serão quatro sessões online destinadas a quatro grupos de freguesias do concelho de Aveiro, em que os cidadãos vão poder dar conta de preocupações, necessidades, anseios, problemas e recursos que identificam nas freguesias em que habitam e no município.

Esta sexta reúne o Grupo Cidade que agrupa as freguesias de Esgueira, Glória e Vera Cruz.

No dia 13 Abril reúne o Grupo Ria e Rio Vouga com as freguesias de São Jacinto e Cacia.

No dia 16 Abril é a vez do Grupo Cidade Nascente com as freguesias de Santa Joana; Aradas; São Bernardo e Oliveirinha e no dia 20 de Abril o Grupo Freguesias Sul que agrupa Eixo e Eirol; Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz

A participação nestes encontros colaborativos é gratuita, todavia sujeita ao número limite de 50 participantes por sessão.

As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/3flspPz