Via ciclável ligará Estarreja a Mira. Obra foi 'lançada' esta segunda-feira (1,119 mihões de euros).

2017-07-10 12:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Polis Litoral Ria de Aveiro assinalou, hoje de manhã, o 'arranque' da empreitada  de obra da Via Ciclável nos troços Estarreja-Albergaria-Aveiro e Vagos-Mira. Consumou-se a assinatura da consignação da empreitada. (na foto)

Celina França, responsável da Polis Litoral Ria de Aveiro elogiou o projecto da Ciclovia. que ligará Estarreja a Mira, com percursos pedonais e cicláveis.

"É mais uma obra que acrescenta valor à Ria de Aveiro, criando uma rede abrangente de percursos por esta região ribeirinha, de uma forma ambientalmente sustentável". (com áudio)

Os troços tem 23 Km entre Estarreja, Albergaria e Aveiro e 25 Km que atravessa os Concelhos de Vagos, Ílhavo e Mira.

O troço Estarreja-Albergaria-Aveiro e o troço de Vagos-Mira, que terá uma extensão de 48 km e que se desenvolve em dois percursos: Estarreja-Albergaria- Aveiro e Vagos-Mira.

O troço Estarreja-Albergaria-Aveiro, com uma extensão de 23 km, inicia-se no Canal de S. Roque, em Aveiro e termina no Esteiro de Estarreja, passando por vários cais, recentemente intervencionados pela Polis, tais como o Cais da Ribeira de Esgueira, o Cais de Canelas e o Cais de Salreu. Este troço aproveita caminhos existentes, essencialmente a Norte do Rio Vouga, sendo que, para sul, estão previstos passadiços de madeira sobrelevados, nomeadamente na zona de Mataduços, aproveitando o contacto privilegiado com a Ria.

O troço Vagos-Mira terá 25 km de extensão e inicia-se em Vagos, na ligação do Caminho do Praião, também requalificado pela Polis, e aproveita os caminhos rurais existentes. No concelho de Mira a ciclovia existente será requalificada, desenvolvendo-se ao longo de pinhais e eucaliptais, tendo como pontos de referência a Barrinha e a Lagoa de Mira, a sul, também intervencionadas pela Polis, a praia da Barra de Mira, na zona central, e a praia do Areão, do outro lado da Ria, a norte.

Os traçados previstos fazem parte de uma rede abrangente de percursos cicláveis e pedonais da Ria de Aveiro, que garantem o pleno aproveitamento dos recursos existentes de uma forma ambientalmente sustentável. Esta empreitada adjudicada à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A., por cerca de 1,119 milhões de euros (IVA incluído), será financiada pelos municípios e terá a duração de 275 dias.