Ciclaveiro quer compromisso dos candidatos à Câmara sobre mobilidade.

2017-08-16 13:59

Categoria: 

Concelho: 

A associação Ciclaveiro enviou ao candidatos à Câmara de Aveiro um quadro de recomendações e um inquérito.

Adianta que o documento contém um conjunto de recomendações de princípios e medidas “fundamentais para uma estratégia integrada para uma mobilidade mais activa e sustentável no município de Aveiro”.

A aposta em instrumentos que facilitem a circulação pedonal e ciclável e nos transportes públicos em detrimento dos transportes motorizados particulares defende metas a atingir a médio e longo prazo (2021 e 2025).

“Deverá ser desenvolvido, envolvendo as diversas divisões do município, a sociedade civil, escolas, a universidade, associações empresariais, comerciais, de moradores, e restantes agentes sociais, económicos e institucionais interessados, um Plano Estratégico para a Mobilidade em Bicicleta que identifique e defina a calendarização das estratégias físicas e sociais a implementar conducentes à melhoria do ambiente para a utilização da bicicleta”.

Um dos compromissos é a cativação de 10% do orçamento da autarquia para modos de transporte deverá ser dirigido para mobilidade em bicicleta. As receitas provenientes da taxação do estacionamento automóvel deverão ser dirigidas para a implementação e promoção de medidas de mobilidade sustentável.

Regulamentação municipal deverá ser tornada mais bike-friendly. A preparação, discussão e execução de políticas, estratégias, planos e projectos de mobilidade deverá contar com a presença de representações dos diversos sectores da sociedade interessados e beneficiários da adopção da bicicleta como veículo chave da mobilidade sustentável.

O Ciclaveiro recomenda ainda, como medidas fundamentais, que sejam tomadas acções concretas a curto prazo no sentido de reduzir drasticamente o trânsito motorizado no interior da cidade e desincentivar a utilização do automóvel em todo o contexto urbano.

Que o limite de velocidade de 30 km/h seja generalizado a todas as áreas urbanas do concelho e Zonas de Coexistência e de limites de velocidade de 10 e de 20 km/h disseminadas em zonas habitacionais.

Em todas as passagens para peões existentes no concelho, a faixa de rodagem deverá ser elevada à cota do espaço pedonal. O espaço pedonal deverá ser aumentado em muitas zonas da cidade e do concelho e as condições do seu usufruto melhoradas.

Os candidatos foram desafiados a responder a um inquérito no sentido de dar conhecer aos cidadãos que estratégias e medidas os seus programas de governação propõem para o incremento da mobilidade em bicicleta e activa em Aveiro.

As respostas dos candidatos a este inquérito serão tornadas públicas durante a Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre 16 e 22 de Setembro.