Ciclaveiro quer cidadãos no debate sobre ciclovia da estação e Universidade.

2018-03-22 11:53

Categoria: 

Concelho: 

A Ciclaveiro lança o apelo aos cidadãos para que participem na sessão pública desta tarde, na UA, sobre a rede ciclável entre a estação da CP e a Universidade.

O debate na Universidade, no âmbito da semana Peduca, vai revelar os projetos e a associação cívica dedicada à mobilidade ciclável promete marcar posição sobre a preferência por um traçado que utilize a avenida da Sé ou a Lourenço Peixinho em vez do percurso pelo Centro de Congressos.

A Semana Peduca tem na rede cicláavel um dos focos de debate e em que as posições mais divergem. A Ciclaveiro diz que há aspetos a rever nalguns projetos.

“Por razões mais que evidentes, vias partilhadas entre transportes públicos (veículos pesados) e bicicletas não são uma solução adequada para os diversos tipos de utilizadores de bicicleta em meio urbano. A isso há ainda que somar o erro de projecto de baias de estacionamento automóvel colocadas do lado exterior das referidas vias partilhadas por bicicletas”.

O acesso em bicicleta entre Av. Dr. Lourenço Peixinho, o centro da cidade e o Centro Coordenador de Transportes; os percursos para peões e ciclistas na Praça General Humberto Delgado (Pontes); o parqueamento de bicicletas no Parque de Estacionamento de Apoio à Intermodalidade na estação de comboios e o cruzamento do antigo pavilhão do Beira-Mar no âmbito da requalificação da Rua da Pêga são assuntos que a Ciclaveiro quer manter na agenda.

“Lamentamos que continue a não existir por parte dos decisores a vontade e a coragem política de assumir verdadeiras políticas e estratégias integradas para a mobilidade em bicicleta e activa em Aveiro, e estas continuem em grande medida ainda baseadas no paradigma ultrapassado e modelo falido da utilização excessiva do automóvel”.