Ciclaveiro promove evento para crianças e oficina para cuidar das bicicletas para adultos.

2022-05-11 07:56

Categoria: 

Concelho: 

A Ciclaveiro está a organizar, em parceria com outras entidades e cidadãos de todo o país, uma Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), já no dia 14 de Maio, com saída marcada para as 15h00 da Praça Marquês de Pombal.

Este é um movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem os modos suaves de mobilidade, como bicicletas, trotinetes, patins e skates nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares.

O mote desta Kidical Mass é "Criar Espaço Para a Próxima Geração – A rua também é nossa".

A Kidical Mass tem por base o evento "Massa Crítica", um evento informal e espontâneo, que ocorre em muitas cidades do mundo, cujos objetivos passam por "divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano".

No caso da Kidical Mass, a massa crítica será protagonizada pelas crianças, para que, através da sua presença no evento, elas se possam tornar visíveis aos poderes públicos, a quem compete criar as condições para que todas as crianças e jovens possam viajar de bicicleta, de forma segura e independente.

Entretanto, nos próximos dias 28 e 29 de maio vai decorrer na Casa da Bicicleta nova ação de formação de mecânica de bicicleta com o objetivo de dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam afinar, substituir e manter a sua bicicleta, independentemente da utilização que lhe é dada (urbana, desportiva, btt, estrada ou de passeio).

A formação será dada por Pedro Capelinha, da Escola de Mecânica Cabra Montez, e será composta por uma vertente teórica de enquadramento e uma vertente prática, em que os formandos, utilizando os meios da Cicloficina da Casa da Bicicleta, terão a oportunidade de realizar a manutenção da sua bicicleta.