Ciclaveiro preocupada com quebra nos utilizadores de bicicleta.

2023-01-13 15:14

Categoria: 

Concelho: 

A Ciclaveiro revela “apreensão e preocupação” pelos resultados do Censos 2021 relativos à utilização da bicicleta nas deslocações diárias.

Para o coletivo aveirense dedicado à mobilidade sustentável o retrocesso no número de utilizadores da bicicleta em municípios da região de Aveiro é motivo de preocupação.

“O que estes dados nos mostram é o resultado de uma ausência total de políticas públicas integradas que promovam os modos de deslocação mais eficientes e sustentáveis (andar a pé, de bicicleta e de transporte público) e uma aposta clara na promoção e incentivo ao uso do automóvel privado”.

Joana Ivónia insiste que há graves omissões e que há “propaganda política à boleia da necessidade de combate às alterações climáticas e da tão verbalizada sustentabilidade” mas sem ações locais consistentes.

A dirigente da Ciclaveiro entende que as autarquias fazem “de conta que apostam na mobilidade ativa”.

“No distrito de Aveiro, com uma longa tradição e cultura associadas ao uso da bicicleta, perderam-se mais de 1/3 dos utilizadores nas deslocações diárias e o uso do automóvel privado aumentou entre 65% a 75%. Estes números são preocupantes do ponto de vista da vida coletiva e, em particular, nos centros urbanos. Continuamos a assistir impávidos aos problemas de congestionamento, insegurança, poluição, ruído, espaço público ocupado por automóveis privados e contínua insuficiência do espaço disponível para acomodar o número de carros que entram e estacionam desordenadamente na cidade, com prejuízo para os peões, as crianças, os idosos e os cidadãos com mobilidade reduzida”.

Joana Ivónia espera que os dados sirvam para “questionar” que futuro pretendem os cidadãos.

E pede contas à autarquias e universidade pelas suas abordagens à mobilidade ciclável.

“Nesta ação é também fundamental a participação e envolvimento da Universidade de Aveiro que desperdiça a oportunidade do projeto uaubike.pt e dos contributos do Núcleo da Bicicleta - AAUAv para a melhoria da infraestrutura ciclável do campus universitário em articulação com o Município de Aveiro para integração das vias dedicadas já existentes e herdadas do tempo da BUGA”.