Ciclaveiro já fechou documento com propostas para a consulta pública da revisão do PDM.

2016-01-22 15:32

Categoria: 

Concelho: 

O grupo Ciclaveiro já agrupou as sugestões que serão apresentadas ao processo de revisão do PDM. “Para uma Mobilidade Ciclável e Sustentável em Aveiro” é o mote do documento que o grupo informal criou a partir de momentos de debate público com a sociedade civil no âmbito da consulta pública.

É sugerido à autarquia que siga as tendências, orientações e exemplos de boas práticas mundiais, estabelecendo um modelo de mobilidade global sustentável e integradora para todos.

Nas mais de 40 sugestões é proposto, entre outras, que a autarquia privilegie os transportes públicos e modos activos e suaves (pedonal e ciclável); estabeleça uma visão de futuro para a mobilidade em bicicleta no concelho; defina metas temporais para a taxa de utilização da bicicleta como modo de transporte; estipule e implemente estratégias para a diminuição do tráfego automóvel nos núcleos urbanos e medidas efectivas de redução do perigo rodoviário; que a actual revisão do PDM defina uma Rede Ciclável para o concelho; estabeleça regulamentação para estacionamentos para bicicletas; e que aposte e participe na promoção e incentivo da sua utilização. E que com isto, Aveiro usufrua dos benefícios sociais, económicos, ambientais, de qualidade de vida e de saúde pública para todos daí provenientes.

O documento estará disponível para consulta a partir de segunda-feira, podendo ser subscrito por quem o desejar até quarta-feira (dia 27), através do website do grupo Ciclaveiro, em ciclaveiro.pt/PDM.