CESAM guia viagem pelo mundo das espécies invasoras na ria.

2023-05-19 11:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro juntaram-se na organização de uma viagem pelo mundo das espécies invasoras na ria de Aveiro.

A atividade acontece no sábado, 20 de maio, das 10h00 às 16h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

“À descoberta de espécies invasoras da Ria de Aveiro” é uma atividade que tem como objetivo proporcionar um maior conhecimento sobre o que são espécies invasoras, onde podem ser encontradas e qual é o seu impacto no ecossistema local.

A atividade é composta por dois momentos, o primeiro que convida os participantes a utilizarem um mapa para encontrar, no parque adjacente à Fábrica, imagens representativas de diversas espécies aquáticas, e um segundo momento, que leva os participantes até ao laboratório da Fábrica, onde poderão observar exemplares vivos das espécies invasoras em aquários.

Esta é uma oportunidade para todos aqueles que querem saber mais sobre as espécies invasoras e a importância da preservação do ecossistema da Ria de Aveiro.

Esta atividade está integrada no programa da Semana sobre Espécies Invasoras, que decorre entre 13 e 21 de maio.

Esta iniciativa ibérica pretende sensibilizar para a problemática das espécies invasoras, que são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental e socioeconómico.