Cerca de 24 mil metros quadrados no centro de Albergaria-a-Velha cobertos pela rede gratuita 'HotSpot Municipal'.

2015-11-09 20:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha lançou uma rede de Internet de acesso livre em onze equipamentos municipais e espaços públicos, uma área de cerca de 24 mil metros quadrados. É o “HotSpot Municipal”, que conta já com mais de 1400 utilizadores registados.

Os “hotspots” ou locais públicos onde se pode utilizar a Internet, sem fios, a partir de computadores portáteis, tablets ou telemóveis, estão localizados no Edifício da Câmara Municipal e na Praça Ferreira Tavares, no Cineteatro Alba e Alameda 5 de Outubro, na Biblioteca Municipal, na Casa Municipal da Juventude e Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, no Arquivo Municipal, Incubadora de Empresas, Centro Coordenador de Transportes e Parque da Mobilidade, junto ao Pavilhão Municipal de Albergaria-aVelha.

Ao todo, a rede de acesso livre “HotSpot Municipal” cobre uma área de 24 090 metros quadrados. Em alguns locais, como a Praça Ferreira Tavares, a Alameda 5 de Outubro e o Parque da Mobilidade a rede de Internet está ao ar livre.

Para aceder à Internet num dos “hotspots” disponíveis, o utilizador só tem de fazer um registo, escolher o nome de utilizador e indicar um endereço de correio eletrónico válido para receber a palavra-passe. Depois só tem que proceder à autenticação. Confirmado o registo, o utilizador terá acesso automático à Internet sempre que estiver num dos “hotspots”, podendo usar uma única conta para todos os dispositivos (computador portátil, tablet ou telemóvel).

O acesso à Internet através do “HotSpot Municipal” é ilimitado em termos de tempo e tráfego, mas limitado a 512 kbits quanto à velocidade de transferência de dados. Permite verificar o e-mail, aceder a aplicações simples, mas não é indicado para descarregamentos rápidos e com grande volume de dados.

Desde que os primeiros “hotspots” foram disponibilizados, em abril, estão contabilizadas mais de 85 mil horas de navegação. Em relação ao número de sessões realizadas, os utilizadores acederam à Internet mais de 140 mil vezes, com um tempo médio por sessão de 36 minutos. O número de acessos por dia é variável, embora os dias úteis constituam o período mais movimentado.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha não fez publicidade sobre o serviço e disponibilizou os “hotspots” gradualmente, desde abril, testando os equipamentos e as redes de forma a garantir um serviço fiável. Os utilizadores foram tendo acesso ao serviço de forma autónoma, divulgando-o pelos seus contactos.

O pico máximo de utilização registou-se em julho, com 105 utilizadores em simultâneo nos vários “hotspots”, que ainda não eram os 11 disponibilizados hoje.