Centros de Saúde preparam ativição de consultas Covid-19 para utentes referenciados.

2020-03-22 21:14

Categoria: 

Concelho: 

O responsável pelo agrupamento de centros de saúde do Baixo Vouga confirma que esta semana marca a ativação de vários serviços diferenciados em centros de saúde para atender utentes referenciados com eventuais sintomas que possam apontar para infeção por coronavírus.

Pedro Almeida diz que Ovar é o primeiro a arrancar, esta semana, mas outros deverão ativar serviços já no início da semana em Ílhavo, Estarreja, Vagos, Sever, Aveiro e Águeda.

“São utentes notificados por médicos de saúde pública que por avaliação via contacto telefónico entendem que os utentes necessitam de cuidados imediatos da medicina geral e familiar”.

Em declarações à SIC, Pedro Almeida confirmou que a medida visa também aliviar a pressão sobre os hospitais de Aveiro e Ovar.

“É uma forma de aliviar a pressão sobre os hospitais”.

As Unidades de Saúde Familiar de Ílhavo já tinha anunciado a centralização do atendimento aos utentes com doenças respiratórias no centro de saúde de Ílhavo.

O serviço vai funcionar entre as 8h e as 20h.

Os profissionais encaram o momento como excecional com apelos à sensatez dos utentes.

“Penso que é um desafio, uma altura para prudência e ser sensatos. Às vezes esquecemos. Não tratemos isto como simples gripe. Tem consequências mais marcadas. Mas também não podemos encarar isto como catástrofe. Tentamos fazer a nossa parte da melhor forma e a população tem que fazer a sua parte. Quem não tem obrigações deve manter-se em casa pelo maior tempo possível. Quando se sai escolher um elemento da família para ir com todas as precauções. É importante manter isolamento social”, referem médicas das USF da Gafanha da Nazaré.