Centros de Saúde mantêm planos para o fim de semana com meios em prevenção.

2016-12-29 16:26

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga diz que não há medidas excecionais para o fim de semana de passagem de ano mas apenas o aviso aos profissionais de saúde que estarão de prevenção se for necessário reforçar a resposta nas diferentes unidades.

Há unidades em Portugal a anunciar o alargamento dos horários de funcionamento como forma de responder ao aumento da procura associada também aos picos da gripe.

O responsável pelo agrupamento, Manuel Sebe, assume que haverá adaptações de “acordo com a procura” e o “reforço de meios” será solução de recurso caso o acesso aos serviços esteja acima do habitual. Admite que o mês de dezembro já ficou marcado pelo surto da gripe e pelas idas aos centros de saúde em maior número.

Aos fins de semana e feriados as unidades de saúde da região já garantem resposta e, desta vez, em fim de ano, será igual.

Ainda assim, os profissionais do setor ficaram surpreendidos pelo encerramento de serviços na tolerância de ponto de dia 26 de Dezembro. Foi o dia em que as urgências do Hospital Infante D. Pedro sentiram maior pressão com tempos de espera que chegaram às 6 horas. Por isso, o presidente do Agrupamento apela aos utentes para que “preferencialmente” optem pela ida ao centro de saúde.