Centro Municipal de Marcha de Águeda realizou Olimpíadas de Jogos Tradicionais.

2016-02-02 11:30

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda, fundado em 2014 e com 900 pessoas registadas, realizou as Olimpíadas dos Jogos Tradicionais. Depois de uma corrida para alguns e da marcha para outros, os técnicos dividiram os elementos por equipas, com a obrigatoriedade de todas se defrontarem entre si nos jogos.

O ringue trouxe algumas “mazelas” físicas, mas o jogo que mais “choques” provocou foi o lencinho. Ainda houve tempo para experimentar o pau e o pneu e o tão conhecido jogo da malha, totalmente dominado pelos mais adiantados na idade, mostrando que a experiência era uma arma importante para vencer.

No final, António Queirós, utente do serviço desde o primeiro dia, frisou que “eu noto uma melhoria na minha condição física, mas a grande vantagem de andar aqui é que considero todas as pessoas amigas, formando uma grande família”.

Helena Marques está no Centro de Marcha desde o início e tem sentido “grandes desenvolvimentos na minha capacidade física. Esta manhã de jogos tradicionais serviu, essencialmente, para ajudar-me a recordar os meus tempos de criança e, ao mesmo tempo, praticar atividade física de forma diferente”.

Marco Marques, técnico do CMMC, não escondeu a alegria por ver o entusiasmo com que os utentes viveram uma manhã desportiva diferente. “Temos tentado proporcionar novas formas de viver o desporto e esta escolha, pensamos, foi a mais acertada, porque houve aqui gente a recordar os seus tempos de infância”, afirmou.