Centro Hospitalar garante urgência urológica de segunda a sexta.

2023-10-26 13:08

Categoria: 

Concelho: 

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga admite que o reforço dos médicos especialistas nesta área está a permitir o aumento de respostas.

Desde o início do mês de outubro (de segunda a quinta feira, das 08h00 às 20h00 e à sexta-feira, das 08h00 às 14h00) que, no Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, são prestados cuidados de urgência nesta especialidade, sendo que, até então, qualquer utente que deles necessitasse tinha de ser transferido para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O Diretor do Serviço de Urologia, Hugo Antunes, mostra-se satisfeito com este avanço.

“Faz todo o sentido que um Hospital que serve uma população tão vasta como a da Região de Aveiro, tenha resposta para situações de urgência urológica. Ainda não é possível assegurar escalas de 24horras, mas consideramos bastante significativo este passo, que, com toda a certeza, vai ter um impacto muito positivo na vida das pessoas”, afirma.

O projeto de transformar a Urologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga num Serviço de referência e capaz de acompanhar as necessidades da população ganha novo fôlego não só com a oferta de prestação de cuidados urológicos urgentes, mas também com o início da realização de um procedimento cirúrgico inovador que, por isso, traz forte diferenciação ao Serviço de Urologia do CHBV.

“Começámos a colocar, este mês, o dispositivo iTind, utilizado para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata. Trata-se, efetivamente, de um procedimento simples, rápido, realizado em ambulatório, que visa tratar os sintomas urinários, preservando a função sexual e que, por ser minimamente invasivo, aporta maior conforto e mais rápida recuperação aos doentes”, explica Maria José Freire, médica urologista, recém-chegada ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que manifesta a sua satisfação pelo facto de o CHBV ter sido a primeira instituição do SNS a colocar este dispositivo.

Continuar a aumentar o acesso aos cuidados urológicos, introduzindo novos procedimentos e, desta forma, conquistando mais profissionais para o CHBV, cuja população justifica um Serviço de Urologia com mais recursos, constitui a missão de Hugo Antunes, que assumiu a Direção do Serviço em março último, e que também quer que a Urologia do CHBV cumpra a sua missão de educar para a saúde. Primeira vez, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga vai comemorar o novembro Azul, com uma série de iniciativas de caráter científico, mas também para a comunidade, com o objetivo de partilhar conhecimento e assimilar estilos de vida saudáveis, com foco nas chamadas doença do homem.