Centro Hospitalar assinala três anos de apoio da enfermagem a doentes ostomizados.

2021-05-14 20:08

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga assinala, hoje, o terceiro aniversário da primeira consulta de enfermagem de Estomaterapia.

Desde então foram realizadas cerca de 600 consultas e cerca de 700 sessões de Hospital de Dia.

A equipa de enfermagem de Estomaterapia tem por função apoiar os doentes ostomizados, sobretudo, através do ensino de técnicas e competências que lhes conferem a possibilidade de se adaptarem à sua nova condição, contribuindo para a autonomia e qualidade de vida similar à que tinham antes da cirurgia.

Os estomas são aberturas, criadas cirurgicamente, normalmente no abdómem (por exemplo colostomia, ileostomia e urostomias) ou na região do pescoço (traqueostomia).

Definitivos ou temporários, os estomas interferem no quotidiano das pessoas, sendo que, necessitam de recorrer aos chamados “sacos” para a recolha de efluentes, o que exige uma aprendizagem para viver com esta nova realidade.

"A equipa de enfermagem de Estomaterapia do CHBV quer continuar a crescer, sabendo que é uma mais valia para devolver qualidade de vida a estes doentes e seus familiares", sublinha a direção do Centro Hospitalar.