Centro de vacinação no parque de feiras de Aveiro entra em funcionamento esta terça-feira.

2021-04-12 14:48

Categoria: 

Concelho: 

O centro de vacinação no parque de feiras de Aveiro entra em funcionamento esta terça-feira.

Autarquia e Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga preparam o espaço que deveria entrar em funcionamento este fim de semana mas a abertura acontece na terça devido a questões com a administração da vacina Astrazeneca.

O Centro de Vacinação de Aveiro, localizado no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, tem capacidade para vacinar cerca de 1000 Cidadãos por dia, podendo essa capacidade ser expandida em razão da necessidade.

"Este novo Centro de Vacinação surge na antecâmara do início de uma nova fase do processo de vacinação, no qual se perspetiva a vacinação massiva dos Cidadãos, para o que é necessária uma maior capacidade logística para dar essa resposta", explica a autarquia.

O processo de vacinação no novo Centro de Vacinação de Aveiro será monitorizado desde o seu início, com estacionamento automóvel previsto para todos e um corredor especial para Cidadãos com mobilidade reduzida, bem como para Cidadãos em condição de acamado para que possam ser vacinados sem que tenham de sair da viatura em que se desloquem ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

O Pavilhão B, local onde decorrerá todo o processo, está preparado com uma sala de preparação, nove postos de vacinação e zonas de recobro para que os vacinados sejam monitorizados nos 30 minutos seguintes à toma da vacina.

Todo o processo de vacinação é coordenado pelo Diretor do ACeS-BV, Pedro Almeida, em estreita ligação com a Delegada de Saúde de Aveiro, e uma equipa técnica do ACeS-BV cujos Recursos Humanos fazem a gestão do processo de vacinação propriamente dito.

A CMA disponibilizou o Parque de Feiras e Exposições de forma gratuita, assumindo os custos diretos de adaptação do espaço, instalação de mobiliário, equipamento e sinalética, com um investimento direto a este nível de cerca de 11.000€.

Com a ativação deste Centro de Vacinação do Município de Aveiro, serão desativados os polos de vacinação do Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana – cedido gratuitamente pela Junta de Freguesia para este efeito – e de São Bernardo da USF Arte Nova (Oliveirinha / São Bernardo).