CDS pede respostas a Marta Temido sobre a falta de cirurgiões no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

2020-09-15 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CDS afirma-se preocupado com a falta de cirurgiões no Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Os deputados João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa questionaram a Ministra da Saúde sobre a falta de cirurgiões no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), esta semana denunciada pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Desde logo, querem saber se a ministra tem conhecimento deste facto e qual a justificação para que a equipa médico-cirúrgica se encontre tão desfalcada no CHBV, e nomeadamente no Hospital Infante D. Pedro (Hospital de Aveiro), e questionam também quantos médicos estão concretamente em falta neste hospital.

Depois, João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa querem confirmação da tutela de que as equipas médico-cirúrgicas escaladas para a urgência do Hospital de Aveiro cumprem os mínimos recomendados pelo Colégio da Especialidade, e ainda de que, face a esta escassez de médicos-cirurgiões, não está em causa nem a atividade assistencial nem a qualidade da prestação de cuidados na urgência do Hospital de Aveiro.

Na sequência desta última pergunta, os deputados do CDS querem saber se a ministra tem conhecimento de alguma ocorrência grave resultante desta situação de carência de médicos-cirurgiões na urgência do Hospital de Aveiro.

João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa questionam depois de que forma está a ministra a articular com o Conselho de Administração do CHBV a dotação de recursos humanos para assegurar a normalização do número de médicos-cirurgiões no Hospital de Aveiro, se vão ser contratados os recursos humanos em falta, e se sim, quantos serão contratados e quando, e, por último, e enquanto isso não acontece, qual é, concretamente, o plano do Governo para solucionar este problema.