CDOS em exercício nacional sobre reação aos sismos.

2019-11-14 11:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza esta sexta, às 11h15, a 7.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).

O exercício é promovido anualmente pela ANEPC, em parceria com a Direção-Geral de Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que “podem fazer a diferença” a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante de 1 minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC quer chegar a novos públicos.

Dos eventos planeados no Distrito de Aveiro, destacam-se as ações no Centro de Dia “O Abrigo” em S. João de Vêr (Santa Maria da Feira) e no Centro Escolar de Salreu (Estarreja).

Margarida Guedes, técnica superior da área dos riscos e da sensibilização pública do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, revela que se trata inspirado num exercício Americano que visa fomentar a tranquilidade e a auto proteção ( com áudio)