CCDRC dá o exemplo com instalação de painéis fotovoltaicos.

2021-05-21 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro quer dar o exemplo e aposta nas renováveis como solução para diminuir a fatura de energia.

Instalou 120 painéis solares fotovoltaicos nos edifícios da sede em Coimbra.

A energia elétrica produzida por estes painéis solares fotovoltaicos de 310W será gasta em autoconsumo (97%) e vai permitir uma diminuição assinalável das emissões de CO2, na ordem das 36 toneladas de CO2 por ano.

O sistema fotovoltaico permitirá que os edifícios da sede da CCDRC sejam autónomos em termos energéticos durante o dia e que a percentagem de energia consumida pela organização, com origem em fontes renováveis, passe a ser superior a 70%.

Este projeto, com um valor de 49 mil euros, vai permitir uma poupança anual de 40% em custos de energia, conduzindo assim a um retorno do investimento em menos de 5 anos.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, explica que “a CCDRC, enquanto entidade com responsabilidade na gestão das politicas públicas de ambiente ao nível regional, não pode ficar alheia às questões ambientais. Estas medidas agora implementadas contribuem para a sustentabilidade e diminuição da pegada ecológica da sua atividade. O projeto vai permitir ainda uma significativa economia de custos fixos”.

Esta orientação estratégica é ainda complementada com a utilização de lâmpadas LED para a iluminação interior e exterior de todos os espaços e à sensibilização dos trabalhadores para a prática de ações que conduzam a um consumo energético mais racional e ao combate ao desperdício, de forma ativa.

Procedeu-se também à colocação, na maioria dos edifícios, de janelas com vidro duplo e corte térmico que permitem aumentar a eficiência energética.