CCDRC: 11 projectos inovadores na final do concurso de boas práticas de envelhecimento activo e saudável.

2019-11-05 16:21

Categoria: 

Concelho: 

Já são conhecidos os 11 finalistas do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra).

Os projetos vencedores serão revelados no 7º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, que se realiza no dia 20 de novembro de 2019, em Coimbra. Este concurso tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro.

As boas práticas finalistas nas três categorias são: Categoria Conhecimento+: Gamification Supporting Active and Assisted Living, da Intellicare — Intelligent Sensing in Healthcare, Lda. e da Universidade de Coimbra — CIBIT - Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research; GeriCarePro - Software especializado na gestão clínica e operacional de unidades geriátricas e de cuidados paliativos, da Meritposition, Lda.; siosLIFE – Sistema interativo de inclusão da 3ª idade, da Hidepixel, Lda. (siosLIFE – For Younger Spirits).

Categoria Saúde+: Hospitalização Domiciliária em Lares de Idosos, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF, EPE); Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES BM) - Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (UCC FM); Papel do Exercício Físico no Tratamento da Hipertensão Resistente, da Universidade de Aveiro e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga; Programa abem:, da Plataforma Saúde em Diálogo; Cáritas Portuguesa; Associação Nacional das Farmácias; Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica; Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; União Das Misericórdias Portuguesas; Associação Nacional de Municípios Portugueses e Associação de Farmácias de Portugal.

Categoria Vida+: A Voz do Rock, da Gira Sol Azul; Futebol a passo (Walking Football), da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS); Potencial Positivo, da AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro; Rádio Universidade Sénior de Nelas, da Câmara Municipal de Nelas e Universidade Sénior de Nelas; Velhos Amigos, da ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento.

Foram admitidas a concurso 160 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 8 da categoria Conhecimento+, 43 da categoria Saúde+ e 109 da categoria Vida+. Face à edição de 2018, verificou-se um aumento de 8% no número de candidaturas admitidas a avaliação.

As candidaturas apresentadas foram promovidas por 200 entidades. Por tipo de organização, 75% das boas práticas foram promovidas por quatro tipologias de atores: autarquias locais (32%), instituições particulares de solidariedade social (21%), unidades de cuidados de saúde (12%) e por instituições de vários graus de ensino, desde o universitário, ao profissional, ao secundário e ao básico (11%).

Os promotores das candidaturas estão localizados em 63 dos 100 municípios da região Centro. Por sub-região, destacam-se a Região de Coimbra (41 candidaturas), Beiras e Serra da Estrela (25 candidaturas), Região de Leiria (22 candidaturas) e Região de Aveiro (21 candidaturas). Os municípios com mais candidaturas apresentadas são: Coimbra (14), Leiria (10), Aveiro (7), Covilhã (7) e Viseu (7).