CASCI promove, esta sexta, o seminário “Novos Olhares, Velhos Desafios na Ação Social”.

2019-12-06 07:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CASCI promove, esta sexta, o seminário “Novos Olhares, Velhos Desafios na Ação Social”. Iniciativa de reflexão e partilha a partir das 9h30 no Museu Marítimo de Ílhavo.

O objetivo é debater os desafios na Ação Social, face às transformações socioeconómicas e políticas.

“Os desafios não são novos, mas a dinâmica da realidade atual conduz-nos a refletir sobre o papel das organizações na sociedade civil, e a forma de atuação dos técnicos de ação social no terreno”.

A partir das 10h, painel sobre “intervenção em Famílias com Crianças e Jovens em Risco, como Motivá-las para a Mudança” com a paticipação de Madalena Alarcão, Psicologia (área de Psicologia Clínica) e Terapeuta familiar, Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação.

Segue-se o painel, “a promoção da Autoconsciência e Gestão Emocional, nos Técnicos e Beneficiários de Acção Social” com Nuria Mendoza, Psicologia - Lifestyle Coach e Lifestyle Trainer na MERAQI.“A Doença Mental e as Dificuldades de Integração na Comunidade” com Tiago Santos , Assistente hospitalar de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CH do Baixo Vouga e “Os Múltiplos Desafios na Reinserção Social” com Rui Abrunhosa, doutorado em Psicologia da Justiça, Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho, psicólogo forense da Unidade de Consulta em Psicologia da Justiça e Comunitária, fecham a manhã.

Durante a tarde haverá painéis sobre “O Burnout nos técnicos de Ação Social” com Sónia Ribeiro, docente na Universidade Lusófona do Porto e Coordenadora Geral na Santa Casa da Misericórdia de Vagos; “Os Limites da Comunicação Politicamente Correta” com Rui Estrada, Professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa, Investigador integrado do CITCEM (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e “Os Desafios e Mudanças na Intervenção Social” com Hélder Santos, Diretor do Núcleo de Intervenção Social ISS de Aveiro