CASCI é um dos distinguidos na 14ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar.

2023-09-28 13:26

Categoria: 

Concelho: 

O CASCI é um dos distinguidos na 14ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar.

Os prémios foram entregues ontem, em Lisboa, e abrangeram 31 projetos sociais que recebem mais de 1 milhão de euros para apoiar 2 mil pessoas com deficiência.

Projetos selecionados incluem, entre outras respostas sociais, o impulso a vários negócios sociais desenvolvidos por pessoas com deficiência, teleconsultas gratuitas, terapias inovadoras, desporto adaptado, teatro inclusivo e criação de um canal televisivo.

As candidaturas vencedoras receberam, cada uma, em média, mais de 34.600 euros e vão apoiar, no total, mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Aumento da empregabilidade; apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio ou de teleassistência; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e iniciativas que promovam a autonomia, nomeadamente atividades desportivas, artísticas e de entretenimento figuram entre as candidaturas distinguidas.

Criado em 2010, o Prémio Capacitar atribuiu, em 14 edições, cerca de 9,7 milhões de euros a 307 projetos, apoiando mais de 49.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Na lista de beneficiários está também o Centro Comunitário de Esmoriz.