CASCI dá formação em alimentação saudável.

2022-02-16 14:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CASCI lança um projeto no centro comunitário.

Trata-se do projeto MiniBioChefe que nasce como iniciativa do Centro Comunitário do CASCI, fruto da candidatura ao Financiamento da Fundação Auchan para a Juventude 2021.

Pretende através das aprendizagens por pares, estimular o gosto pela culinária, apresentando aos mais jovens possibilidades que estes desconhecem, evitando o recurso à Fast Food e aproximando-os da cozinha tradicional mediterrânica, em especial da portuguesa.

Com a pandemia, as crianças e os jovens, ao passarem mais tempo em casa, sentiram a necessidade de terem de aprender a cozinhar, sendo que este projeto permitirá aprenderem a cozinhar de forma dinâmica, com outros jovens das suas idades.

Esta ação conta com a parceria dos alunos da Escola Profissional de Vagos, que fazem parte dos cursos de Restauração e de Agropecuária e que têm vindo a colaborar com a sua transmissão de conhecimentos.

Este projeto destina-se a jovens entre os 5 e os 25 anos e está orientado para a área da saúde e da alimentação saudável.

Conta com a participação aproximada de 28 jovens.

Este projeto incide em Workshops quinzenais, na área da alimentação saudável com o objetivo de promover o contacto com alimentos frescos e desconstruir ideias erradas que os mais novos têm acerca da cozinha tradicional e criar ainda uma pequena horta biológica.

Ali as crianças aprendem a plantar hortícolas e ervas aromáticas.

Em 2022 será ainda realizado um evento aberto à comunidade onde os participantes (crianças ou jovens) podem mostrar um prato feito por eles, que depois será avaliado por um júri.