Cascade testou resposta em cenários de catástrofe.

2019-05-30 07:53

Categoria: 

Concelho: 

Cumprido o primeiro dia de exercícios simulados em cenários de catástrofe na região de Aveiro, a Proteção Civil já prepara o segundo dia, hoje mais centrado na área do porto de Aveiro e com um cenário de acidente químico.

Foi um dia sem "incidentes" e com os exercicios a desenharem balanços ficcionados.

O primeiro dia contou com treino na Barragem de Ribeiradio/Ermida.

Exercício teve início pelas 14:14, com o toque das sirenes de alarme da Barragem de Ribeiradio/Ermida (condições meteorológicas adversas e problema técnico levaram à simulação da abertura das três comportas).

O resgate de vítimas de inundação e colapso de estruturas contou com várias equipas de busca e salvamento, incluindo buscas com 2 equipas cinotécnicas.

Total de 32 assistidos e duas vítimas mortais. Duas vítimas transportadas ao Hospital de Aveiro. Restantes assistidas na Zona de Concentração e Apoio à População de Pessegueiro do Vouga. Total de 71 operacionais e 34 veículos.

Em Albergaria-a-Velha deu-se o resgate de vítimas de inundação e colapso de estruturas. Operações concentradas em Valmaior. Busca e Salvamento com equipa cinotécnica. Total de 42 assistidos. Duas vítimas transportadas ao Hospital de Aveiro. Não há informação de vitimas mortais. Restantes assistidas na Zonas de Concentração e Apoio à População de Valmaior. Total de 56 operacionais e 12 veículos.

Em Águeda treinado o resgate de vítimas de inundação e colapso de estruturas e o desencarceramento em acidente rodoviário. Total de 35 assistidos. Duas vítimas transportadas ao Hospital de Aveiro. Não há informação de vítimas mortais. Restantes assistidas na Zonas de Concentração e Apoio à População de Macinhata do Vouga. Total de 51 operacionais e 13 veículos. Danos registados na Estação de Tratamento de Água do Carvoeiro, apoio pelo módulo de descontaminação de água das Forças Armadas e modulo alemão (a funcionar em Albergaria-a-Velha).

Em Aveiro, foi testada a resposta a um incêndio a bordo do ferry-boat Aveiro/S. Jacinto. Busca e resgate por botes em ambiente aquático e com mergulhadores. Extinção do incêndio. Total de 15 vítimas. 8 vítimas resgatadas na água, dessas três já cadáveres, 5 vítimas assistidas no Centro de Saúde de S. Jacinto e 8 transportadas ao Hospital de Aveiro. Intervenção da PJ por suspeitas de incêndio. Total de 88 operacionais e 26 veículos, incluindo modulo Belga com resgate aquático.

Em Ílhavo teste a acidente entre 2 veículos pesados de transporte de matérias perigosas e veículo ligeiro e contenção de derrame.

Um total de 15 pessoas evacuadas para Zona de Apoio à População por precaução, 5 vítimas/feridos.

Dessas 5, 2 vítimas mortais, 2 transportados ao Hospital de Aveiro e 1 tratado no local. Total de 124 operacionais envolvidos, incluindo modulo Francês de matérias perigosas.

Também em Ílhavo, pelas 15h00 ocorreu um incidente de poluição marítima, gerido pela Capitania do Porto de Aveiro.

Participaram no exercício Bombeiros, GNR, PSP, Serviços Municipais de Proteção Civil, PJ, SEF, EDP, Águas do Vouga, Forças Armadas, Força Especial de Proteção Civil, Hospital de Aveiro, Direção Geral da Autoridade Marítima, Transportes J. Amaral, Operador do Ferryboat, Segurança Social, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, Cruz Vermelha Portuguesa, Gabinete Médico Legal do Baixo Vouga, Agência Portuguesa do Ambiente, Corpo Nacional de Escutas, Associação dos Escoteiros Portugueses, ALTICE, Capitania do Porto de Aveiro, Administração do Porto de Aveiro e Ministério Público.