Casa do Estudante-Atleta e Museu do Desporto Universitário instalam-se em Aveiro.

2021-10-06 11:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro vai centralizar uma parte dos serviços da Federação Académica do Desporto Universitário.

O presidente da FADU, antigo presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e o Reitor da UA assinaram o documento.

Acordo de cedência de utilização da Casa da Avenida Santa Joana, propriedade desta Universidade, localizada no centro de Aveiro, para fixação da Casa do Estudante-Atleta da Federação Académica do Desporto Universitário, por um período de 20 anos renováveis.

A Casa do Estudante-Atleta irá acolher o Museu do Desporto Universitário, vários serviços da estrutura profissional da FADU e novas valências, como o recém-criado Gabinete de Formação e Desporto para Todos.

Há acordos ainda para a fixação do Centro de Estágios das Seleções Nacionais Universitárias nas instalações e equipamentos desportivos da UA; Criação do Centro de Estudos do Desporto Universitário (com ações de investigação na área da performance desportiva, monitorização de treino, prevenção de lesões, entre outras); Cedência gratuita do uso de salas, auditórios e anfiteatros, para realização de atividades, entre as quais a Academia FADU e disponibilização de alojamento, pontual ou permanente, com condições especiais, a dirigentes, staff ou convidados da FADU, no âmbito das iniciativas enquadradas na Casa do Estudante-Atleta.

“Estamos certos que este será um passo fundamental para o crescimento e valorização do projeto do desporto universitário em Portugal e não podíamos deixar de agradecer à Universidade de Aveiro pela oportunidade do estabelecimento desta ampla parceria”.

André Reis mostrou-se confiante na parceria e na valorização do desporto universitário.

“Este é também um bom exemplo que damos a todo o país e ao sistema desportivo nacional de um processo de crescimento e descentralização das instituições”.