Carnaval de Vale de Ílhavo prepara homenagem aos cardadores.

2020-02-18 09:52

Categoria: 

Concelho: 

O Carnaval de Vale de Ílhavo está aí à porta com programação que inclui homenagem aos cardadores.

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a A.C.R. “Os Baldas” e a Câmara Municipal de Ílhavo voltam a manter bem viva a tradição do Carnaval de Vale de Ílhavo, estruturado na sátira e na crítica e na identidade cultural local.

Sábado, dia 22, às 21h30, “Tó Có Corno” a anunciar a abertura do carnaval na sede da associação Os Baldas. Segue-se o baile de abertura com o grupo MG4.

O desfile carnavalesco, genuinamente português, que sairá à rua no domingo, dia 23, e terça-feira, dia 25, contará com a presença de 13 associações e coletividades.

Animação garantida com os Cardadores de Vale de Ílhavo que, este ano, recebem uma homenagem.

A Câmara de Ílhavo vai apresentar a escultura “Cardador” (na foto), uma peça em cerâmica com a assinatura do artesão vimarenense Jorge Afonso.

A sessão pública terá lugar na sede da associação “Os Cardadores”, no sábado, dia 22, pelas 16h00, e contará com a presença do Presidente da Câmara, da direção dos Cardadores e do artista.

Antes do Carnaval de Vale de Ílhavo, há carnaval do movimento associativo.

Sexta, dia 21, a partir das 14h30, o centro da cidade vai encher-se de crianças dos três Agrupamentos de Escolas (8 escolas do Ensino Básico e 10 Jardins de Infância) e de 6 IPSS do Município.

São esperadas mais de 1.700 crianças e adultos na 4.ª edição do Carnaval Infantil Municipal.

O desfile terá início na Av. Mário Sacramento (frente ao Hotel), contornando o Jardim Henriqueta Maia e terminando junto ao Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, na Av. 25 de Abril, alertando-se a população para o corte de trânsito na envolvente ao Jardim Henriqueta Maia (Av. Mário Sacramento e A. 25 de Abril) na sexta-feira, a partir das 13h30 e durante a realização do desfile.

Para a comunidade sénior este é um Carnaval que arranca no dia 24 e culminará no dia 28 de fevereiro.

No dia 24 de fevereiro, o Fórum Municipal da Maior Idade promove, pelas 14h30, um workshop de Criação de Máscaras com materiais reciclados, fomentando a consciência ambiental.

Na quarta-feira, dia 26, pelas 14h30, uma conversa na Associação “Os Baldas” irá explorar as memórias de antigos carnavais, contando com a participação da Rosa Labrincha e da Associação A.R.C. Chio Pó-Pó.

Como não há Carnaval sem baile, a Discoteca Estação da Luz abre as suas portas, no dia 27, pelas 14h00 para os seniores poderem celebrar o Carnaval, através da música e da dança.

Este longo período de folia encerrará a programação sénior no dia 28 de fevereiro.

O Fórum Municipal da Maior Idade será palco do concurso sénior de anedotas “Tu tens Piada”.

Para participar basta proceder à inscrição através do e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt ou do contacto telefónico 234 329 636.