Carnaval de Vale de Ílhavo evocado em obra que tem lançamento esta terça em Lisboa.

2016-12-06 13:42

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Nacional de Arqueologia acolhe o lançamento de dois livros inseridos na coleção “Rituais com Máscara”, dedicados inteiramente às máscaras dos municípios de Ílhavo e Macedo de Cavaleiros.

Esta coleção, composta por 11 volumes, contêm, para além da explicação das origens, significados e simbolismos destas manifestações culturais, dez páginas dedicadas à promoção da região da festa apresentada, funcionando como um roteiro turístico, possibilitando a divulgação e promoção da oferta turística dos municípios envolvidos.

Inseridas nos “Rituais com Máscara” e resultantes de uma parceria entre a Progestur (associação cultural sem fins lucrativos que aposta na afirmação da identidade cultural Portuguesa) e o INATEL, foram criadas três rotas turísticas com base nas festas com rituais de máscaras - uma no centro de Portugal e duas no Nordeste Trasmontano - presentes na totalidade da coleção.

O lançamento acontece, esta tarde, às 18h30, no Museu Nacional de Arqueologia. Moderada por Francisco José Viegas, a sessão de lançamento dos livros contará com a presença do presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, do presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, do presidente da Progestur, Hélder Ferreira, e ainda a representação da Fundação Inatel.

Depois das publicações dedicadas aos rituais com máscara de Lamego, Mira, Miranda do Douro e Mogadouro, a coleção, editada em português e inglês, apresenta-se mais uma vez com uma forte componente informativa e cultural abordando ao pormenor os as máscaras e rituais dos Cardadores de Vale de Ílhavo e Caretos de Podence.