Carnaval de Vale de Ílhavo: Cardadores garantem a festa tradicional.

2022-02-25 16:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Cardadores de Vale de Ílhavo admitem que a Pandemia da Covid-19 veio 'travar' as rotinas habituais no Carnaval mas "não matou o espírito carnavalesco".

No fim-de-semana do Entrudo, sem grandes corsos, a tradição continua com a saída de Cardadores às ruas de Vale de Ílhavo.

O programa geral inclui atividade à meia-noite deste sábado com o 'Apregoar ao Santo' (ao som de búzios e do corno de boi).

No domingo, 27 de Fevereiro, às 15h00, há arruada e na terça-feira, dia 1 Março, às 13h00, há Cortejo do Santo e, às 15h00, arruada.

João Pinho, mais conhecido como Xico Estoira, é o porta-voz dos Cardadores. Esteve esta tarde com alunos e professores do Centro Escolar da Gafanha de Aquém.

Fala de um tempo que, sendo diferente, pela falta de público numeroso, promete reunir os apreciadores da tradição de Vale de Ílhavo. (com áudio)

Em Vale de Ílhavo, a celebração carnavalesca sai à rua com os Cardadores, icónicas figuras desta localidade, entre sábado e terça-feira, com festa já este sábado à noite.

Xico Estoira adianta que este é um ano que "vai mostrar a casa antiga dos Cardadores".

Programação condicionada pela Pandemia mas que pretende juntar algum do público habitual nas ruas de Vale de Ílhavo. (com áudio)

Os corsos de grande dimensão acontecem a 24 e 25 de Abril.

O encontro desta sexta-feira, com alunos da Escola da Gafanha de Aquém, tirou dúvidas sobre alguns dos símbolos dos Cardadores. (com áudio)