Carnaval de Estarreja inicia folia de 2018.

2018-01-13 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Carnaval de Estarreja inicia este sábado as atividades de 2018 com as Oficinas de Figurinos e Gigantones e as visitas às sedes dos grupos e escolas de samba.

Quem quiser pode entrar na folia, seja a criar adereços ou encontrar o melhor disfarce para brincar ao Carnaval ou, quem sabe, a aprender técnicas de construção de gigantones.

Investimento de 350 mil euros neste cartaz que promete levar milhares de pessoas a Estarreja. O Parque Municipal do Antuã concentra parte das atividades deste ano agregando a logística do “Sítio do Carnaval”.A abertura do “Sítio do Carnaval” está agendada para 3 de fevereiro (sábado) com o ensaio técnico das escolas de samba (14h). O espetáculo de rua “Big Dancers” (22h), pela companhia espanhola El Carromato de Cádiz, vai anunciar a festa no centro da cidade, desde a Praça Francisco Barbosa até ao Parque do Antuã.

Nesse dia abrem dois espaços que integram o “Sítio do Carnaval”: o Camarim da Folia e o Espaço Folia. O Camarim representa a continuidade do trabalho feito nas oficinas e os visitantes terão oportunidade para se fantasiarem, num espaço que procurará “envolver a comunidade”, referiu Isabel Simões Pinto.

O Espaço Folia, que funcionará no Multiusos, é dedicado à programação noturna cujo cartaz apresenta nomes como o estarrejense Nuno Bastos (9 fev), Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (10 fev), Bispo, Deau e DJ Slimcutz (11 fev) e Tito Paris (12 fev). Em dia de abertura do Espaço Folia (3 fev), o palco é ocupado pelas 5 Escolas de Samba de Estarreja que apresentam os sambas enredo com que irão desfilar este ano.

A energia dos mais novos vai estrear o percurso do Carnaval no Parque do Antuã. O corso infantil (4 de fev) será um dos maiores dos últimos anos pois irão desfilar 14 grupos (instituições, jardins-de infância, escolas, associações de pais) com a participação de mais de 1400 figurantes. É mais uma aposta no futuro do entrudo, que a Câmara Municipal comparticipa.

As Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos, mantêm-se no percurso anterior, desde a Avenida Visconde de Salreu até à Praça Francisco Barbosa. E começam com a tradicional chegada dos Reis à Estação da CP. Neste desfile “mais trapalhão” estão todos convidados a participar e a brincar ao Carnaval. Os ritmos mais quentes voltam ao Sítio na Noite Brasil (9 fev), onde o Desfile Noturno das Escolas de Samba assume protagonismo. Mais de 700 figurantes, entre percussionistas, passistas, baianas e outros figurantes, prometem deslumbrar na avenida.

Os Grandes Corsos (11 e 13 de fev) envolvem um total de 13 grupos (5 escolas de samba, 7 grupos de folia, 13 carros alegóricos), com a participação de mais de 1000 figurantes. O porta-voz dos grupos não tem dúvidas que “vamos ter um grande Carnaval”, reafirmando “o empenho dos grupos, com trabalho de meses, dores de cabeça e noites mal dormidas” para que o Carnaval de Estarreja seja ainda melhor.

A Venda de bilhetes começa este sábado e a Associação do Carnaval e a autarquia esperam que 2018 inaugure uma nova era para o Carnaval (com áudio da associação do carnaval).