Carnaval de Estarreja confirma 1300 desfilantes em 2024.

2023-12-14 09:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Carnaval de Estarreja vai contar, no próximo ano, com dois novos grupos nos corsos de domingo e terça-feira, 11 e 13 de fevereiro, confirmando a aposta no envolvimento da comunidade estarrejense.

São grupos femininos que fazem a estreia no Carnaval de 2024 em ano de investimento nos valores da inclusão.

Pedro Silva, presidente da Associação do Carnaval de Estarreja, fala de um sinal de vitalidade que é dado.

Num universo de 1300 desfilantes, mais 400 pessoas que trabalham no apoio e mais 200 em bastidores, este é um evento que movimento perto de 2 mil pessoas.

Pedro Silva considera que a consolidação também se faz com a qualificação do programa e das condições dadas aos grupos (com áudio)

O designer Miguel Neiva, criador do CollorAdd, garante um sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo e o Carnaval de Estarreja é também um Carnaval para cidadãos com necessidades especiais.

Tem atividade centrada no Parque Municipal do Antuã com inspiração no carnaval brasileiro e nas tradições nacionais.

Este ano, a venda de bilhetes começa mais cedo, precisamente hoje, como forma de permitir a entrada da aquisição de ingressos nas prendas de Natal.

Isabel Pinto, vereadora responsável pela pasta da cultura, assume a aposta na dinamização comercial.

A autarca vincou a dinâmica instalada pelos grupos e a aposta no serviço educativo com ligação às escolas como marca de um carnaval identitário (com áudio)

Os dois grandes corsos serão participados por quatro escolas de samba, oito grupos de folia e um grupo de passerelle.

Investimento autárquico de meio milhão de euros.

Diamantino Sabina defende o investimento nas apenas nos valores culturais mas também na dinamização do tecido económico local.

Estarreja agarra o Carnaval como uma das épocas altas do ano (com áudio)

Estarreja a contar os dias para o arranque do Carnaval.

No espaço Fábrica da Fantasia, há sessões a partir de 9 de Janeiro, no Espaço Folia a festa de abertura conta com Toy a 3 fevereiro e os desfiles acontecem a 4 com o Carnaval Infantil, a 7 com a chegada de Reis e Marchas Luminosas, a 9 com desfile noturno e escolas de samba e a 11 e 13 com os grandes corsos carnavalescos.