Carnaval da Fantasia na abertura do Carnaval de Estarreja.

2023-01-21 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Carnaval de Estarreja inicia este sábado as atividades festivas no centro da cidade de Estarreja.

Investimento de 375 mil euros num programa de animação com desfiles e concertos.

O regresso do “Espaço Folia” à Praça Francisco Barbosa, que conta com o envolvimento e o compromisso de todo o comércio local do centro urbano da cidade, é uma das novidades desta edição.

Isabel Pinto, vereadora da autarquia de Estarreja, explica que “este novo modelo de programação das noites reforça o sentimento de pertença e de maior identidade da nossa comunidade com a festa carnavalesca, fomentando maior dinâmica da economia local.”

O evento desenrola-se do Espaço Folia, passando por bares/cafés até ao Sítio do Carnaval (parque do Antuã).

Inicio de festa, este sábado, com o Carnaval da Fantasia que tem como mote mostrar, visitar, experimentar e construir.

Workshops, conversas, visitas, oficinas e uma exposição para descobrir são as propostas.

Os concertos para este ano contam com Toy (11 de fevereiro), Nel Monteiro (15 de fevereiro), Rouxinol Faduncho (17 de fevereiro), Funil & Abelhinha (19 de fevereiro) e Kumpania Algazarra (20 de fevereiro).

Mais de 1400 pequenos foliões pisam a “avenida” do Parque Municipal de Antuã com o Desfile Infantil (12 de fevereiro).

Na noite de 15 de fevereiro, as Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos, invadem as ruas estarrejenses.

E começam com a tradicional chegada do Rei Joakin Pereyra e da Rainha Antónia Santos à Estação da CP.

Neste desfile do “entrudo trapalhão”, onde não faltará a sátira política e social, estão todos convidados a participar e a brincar ao Carnaval de forma genuína, numa noite que é única e distintiva da identidade cultural do Carnaval de Estarreja.

O Desfile Noturno das Escolas de Samba (17 de fevereiro) será um autêntico espetáculo onde as escolas apresentarão os seus enredos, histórias contadas por ricos figurinos, coreografias, melodias e carros alegóricos.

Os tão aguardados Grandes Corsos Carnavalescos chegam no domingo (19 de fevereiro) e na terça-feira seguinte. Os 7 Grupos de Folia (Apeados) e as 4 escolas de Samba, após dois anos de interregno, saem à rua para mostrar o trabalho árduo de meses a fio.

O presidente da Associação de Carnaval de Estarreja, Pedro Silva está a acompanhar o trabalho das 4 escolas de samba e dos 7 grupos de folia e prometeu que será um “Carnaval em cheio” e quem assistir aos Grandes Corsos verá “2h20 de espetáculo de grande qualidade.”

Os bilhetes para o Carnaval Infantil, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os dois Grandes Corsos podem ser comprados online através da plataforma da BOL ou na bilheteira física, situada na praceta do Mercado Municipal, onde também é possível adquirir o merchandising oficial do evento.