Carlos Bóia, Amaro Neves e o Coral de São Pedro de Aradas recebem homenagem da freguesia de Aradas.

2022-06-22 09:55

Categoria: 

Concelho: 

Aradas prepara-se para homenagear Carlos Bóia em mais uma edição da semana “Aradas+” num programa que vai ficar marcado pela inauguração da Casa das Associações “Tó Chico” no próximo sábado dia 25 de Junho, pelas 17h.

Na Cerimónia de Homenagem e Condecoração às personalidades, destacam-se Carlos Lourenço Boia, fundador da Extrusal S.A., com a Medalha de Honra, Mestre Amaro Ferreira Neves, com a Medalha de Honra e o Coral de São Pedro de Aradas, com a medalha de Mérito, em sessão agendada para domingo, dia 3 Julho, no Largo Acácio Rosa, pelas 17h30.

A Semana ARADAS + integra o Festival ARADAS +, cuja primeira edição ocorreu em 2018 e a segunda em 2019.

Funciona como “mostra do que melhor se faz na vida associativa na Freguesia de Aradas, sendo o cartaz constituído exclusivamente pelas coletividades e associações da Freguesia, destinando-se assim a promover as mesmas”.

Os eventos serão descentralizados, nos quatro lugares da Freguesia, aproveitando as tradições de cada um dos lugares e as suas características e visando atingir o maior e mais diversificado público possível.

Arranca no sábado, dia 25 de julho, às 17h, com a Cerimónia de Inauguração da Casa das Associações “Tó Chico” e o lançamento da nova identidade corporativa da Freguesia, seguindo-se um Arraial Popular no Largo da Quinta do Canha, em torno do novo Parque Intergeracional, que contará com animação musical e barraquinhas das Associações e Coletividades, de forma a angariarem fundos.

No domingo, dia 26 de junho, retomando a antiga tradição da Quinta do Picado do Passeio de Cicloturismo, haverá passeio e caminhada solidária, com recolha de bens alimentares, que reverterão integralmente para as Associações de cariz social da freguesia.

A semana continuará com uma atividade denominada de Presidência Aberta, na qual a população é convidada a visitar os edifícios da Junta, conhecer os projetos em curso e a participar numa reunião pública de Executivo.

Na terça feira, será realizada uma Vigília de S. Pedro, em memória aos Autarcas e Párocos falecidos.

Atingindo a Semana um dos seus pontos altos no dia 30 de Junho, término dos Ano Letivo 2021/2022, na qual todas as crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo da Freguesia serão brindadas com uma atividade no Parque Verde, no lugar do Bonsucesso, que contemplará com insufláveis, dança, música, pinturas faciais e animação.

No dia 2 de julho, será realizado o concerto do Padroeiro, na Igreja Matriz.

A Cerimónia de Homenagem e Condecoração às personalidades encerra o programa a 3 de Julho.

A cerimónia será realizada no Largo Acácio Rosa, realçando-se que as deliberações de atribuição foram tomadas por unanimidade.