Cáritas leva debate sobre "Violência Doméstica e Justiça" ao MMI.

2017-10-19 13:28

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo acolhe, esta sexta, o seminário “Violência Doméstica e Justiça - Respostas e Desafios".

Iniciativa da Cáritas no Museu Marítimo de Ílhavo com abertura, às 9h30, e as intervenções do Presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro, Diácono José Alves, de Manuel Albano da Comissão para a Igualdade de Género e de representantes da Procuradora Geral da República e do Ministério Público na Comarca de Aveiro.

A partir das 10h haverá painéis sobre “Diferentes Olhares que se cruzam no Combate à Violência Doméstica” com participação de procuradores, juízes, GNR, PSP, advogados, Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Vouga, responsáveis de casas-abrigo, da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica da Cáritas.

À tarde, em destaque, a análise de abordagens assentes no “Modelo Espanhol”. Participa José Antonio Baena Sierra, Magistrado em Marbella e Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Málaga.

Fala-se de boas práticas nas Declarações para Memória Futura com a presença do Procurador da República e Coordenador da 3ª Secção do DIAP de Aveiro, António Gomes, e Carlos Peixoto (Instituto de Medicina Legal do Porto) sobre perícias Psicológicas Forenses no âmbito da Violência Doméstica.