Capitania do Porto de Aveiro treina combate à poluição no mar.

2016-11-24 16:08

Categoria: 

Concelho: 

A Capitania do Porto de Aveiro desenvolveu, na passada terça-feira, um exercício de combate à poluição, na praia de Oudinot - Forte da Barra, no seguimento de um conjunto de ações de prevenção para este tipo de ocorrência.

A preparação do exercício teve início no dia 17 de novembro, com a realização de uma formação interna direcionada para uma revisão das ações a desencadear no âmbito de um possível acidente de poluição marítima e tendo por base as diretrizes integradas no "Plano Mar Limpo", aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/93, de 4 de fevereiro, onde são definidos os intervenientes neste processo e respetivos procedimentos e competências, quer da Autoridade Marítima Nacional quer da Administração Portuária. Nesta formação foram abordados temas como a organização dos meios de combate à poluição, os procedimentos a ter na avaliação do desastre ambiental e respetiva colocação de barreiras, bem como quais os processos a desenvolver no transporte e armazenagem dos hidrocarbonetos recolhidos.

Já nesta semana, terça-feira, foi realizado um briefing, no qual foi apresentado o cenário do simulacro e as condições climatéricas esperadas, momento após o qual se deu início ao exercício propriamente dito.

Os meios e as equipas de combate à poluição deslocaram-se para a praia de Oudinot, pelas 14h15 horas e iniciaram todas as diligências no sentido de solucionar o incidente.

O exercício decorreu de forma satisfatória e dentro da normalidade, tendo sido testadas as várias ações a tomar no caso de uma situação de poluição no mar, sem descurar todas as normas de segurança.

Finalizado o exercício, foi realizado um debriefing, sob a supervisão do Capitão de Porto de Aveiro, responsável máximo pela coordenação deste tipo de exercícios. No debriefing destacaram-se todos os aspetos positivos do exercício e os pormenores a melhorar no caso das ações reais de combate à poluição.

 

 

Fonte: APA