Canil de Ílhavo incentiva adoção de animais com regime especial gratuito de esterilização.

2017-06-30 10:07

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo promove o regime especial gratuito de esterilização de animais de companhia.

É a resposta da autarquia às alterações legais de Agosto de 2016 que colocam a esterilização de animais errantes como forma de controlo da sua população em detrimento do abate.

Este sábado assinala o arranque de um regime especial gratuito de esterilização de animais que vierem a ser adotados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (Canil Municipal).

Para além desta medida, a Câmara Municipal lançará em breve um pacote de benefícios para a população com maior vulnerabilidade socioeconómica, seguindo as normas previstas no Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados, passando a dispensar comparticipação na Vacinação Antirrábica, na colocação de Identificação Eletrónica (colocação de microchip) e na esterilização do animal.

A esterilização em animais de companhia é um procedimento essencial que, para além da ação contracetiva e da eliminação permanente do comportamento de cio, também terá uma influência na prevenção de alguns problemas de saúde relacionados com o aparelho reprodutor.

Com esta aposta pretende-se sensibilizar para adoção de animais alojados no CROACI - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo, procurando travar o problema do abandono e controlar o número de animais vadios e errantes na via pública.