Campanha “Verão com Prevenção” realizou 104 consultas de deteção precoce de lesões cutâneas.

2019-08-13 17:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o cancro (LPCC.NRC) levou a cabo mais uma campanha de sensibilização para o Cancro da Pele e no âmbito das ações desenvolvidas foram realizadas 104 consultas de deteção precoce de lesões cutâneas, com 12 encaminhamentos.

Há a registar 5 casos com suspeita de lesões melanociticas malignas; 1 caso suspeita de um carcinoma basocelular e cerca de 6 por queratose actínica / espino celular.

Verificaram-se ainda a resolução de outras situações decorrentes da exposição solar, como são as alergias solares, que não necessitaram de encaminhamento.

No balanço da campanha salienta-se o envolvimento e participação de 10 Grupos de Voluntariado Comunitário, de 1 Agrupamento de Escuteiros, a presença em 11 instituições, a colaboração de 10 Câmaras Municipais, 1 Junta de Freguesias e 2 Capitanias.

As consultas foram realizadas por Joel Pinto, médico do serviço de dermatologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Hospital de Santo António.

Alertar para o risco da exposição desprotegida e incorreta foi o principal objetivo da campanha.

Esta iniciativa passou por 10 praias da região centro e 11 escolas e espaços educativos e lúdicos. Cerca de 6 mil crianças foram abrangidas pelas atividades com a realização de 104 consultas de deteção precoce de lesões cutâneas efetuadas.

Durante este período mais de 13 mil materiais alusivos à prevenção foram distribuídos.

O “Verão com Prevenção”, campanha destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, decorreu na região centro de 25 de junho a 10 de agosto.

Teve como objetivos diminuir a exposição aos fatores de risco para o cancro da pele e promover a adoção de comportamentos mais saudáveis e benéficos; assim como aumentar a consciencialização da comunidade em geral para a atuação da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito da promoção da saúde e prevenção do cancro.

Pela primeira vez, o projeto integrou atividades em jardins de infância, escolas e atividades de tempo livre, alertando crianças e, através destas, professores e educadores para os perigos da exposição solar.

Mais de uma dezena de instituições de educação e ensino foram integradas, neste âmbito, abrangendo os distritos de Aveiro, Coimbra e Guarda.