Campanha anual de vacinação antirrábica arranca amanhã em Águeda.

2021-06-21 15:53

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), está a promover a campanha anual de vacinação antirrábica, que decorre a partir de amanhã e até dia 13 de julho, em todo o Concelho de Águeda.

Para além da vacinação, realiza ainda a colocação de identificação eletrónica (obrigatória para canídeos com mais de três meses).

A campanha, que visa a prevenção da raiva e outras zoonoses, arranca no dia 22 de junho, em Agadão, seguindo, depois, para Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Aguada de Cima. Os restantes locais, dias e horários de atendimento podem ser consultados na página na Internet da Câmara Municipal de Águeda (www.cm-agueda.pt).

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses.

Este procedimento está sujeito ao pagamento da taxa de vacinação anualmente determinada pela DGAV e conforme o período em que é feita a sua aplicação.

Quanto à identificação eletrónica, consiste na colocação de um microchip eletrónico debaixo da pele do animal (lado esquerdo do pescoço) que corresponde a um código numérico único precedido pelas letras PRT, sendo posteriormente registado na base de dados SICAFE (Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos, gerido pela DGAV.

Os valores são os seguintes: dez euros para a vacina da raiva (válida por três anos), 2,5 euros para a colocação do microchip e um euro para o Boletim de vacinas.