Câmara de Ílhavo centraliza gestão de AECS e quer regulamento geral para gerir relações das famílias com a escola.

2018-03-08 11:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo promete mexidas na educação já no próximo ano e avança com a centralização das atividades de enriquecimento extra curricular em todas as escolas de 1º Ciclo.

Tiago Lourenço, vereador com o pelouro da educação, fez o anúncio esta quarta na assinatura dos acordos de cooperação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Município.

Os acordos de cooperação para o ano letivo de 2017/2018 representam um investimento de 350 mil euros para 19 Associações de Pais na sua gestão associada ao pré-escolar e em atividades de suporte às escolas de 1º Ciclo.

Criar condições para alargar a oferta e gerar situação de igualdade são as ideias que justificam a mudança. O vereador diz que além da centralização na autarquia da gestão das AECS haverá um regulamento que garanta equidade nas relações entre as associações de pais e as famílias.

“O que consideramos justo é que para as famílias sejam aplicadas regras iguais. Há casos de regras e valores diferentes conforme as escolas e os jardins de infância com cobrança de valores diferentes pelas refeições ou outros serviços. Temos que criar um sistema comum para uniformizar estes procedimentos”.

Tiago Lourenço deixa agendada para Maio ou Junho uma reunião para voltar a ouvir as associações. Elogia a gestão e a participação dos pais mas considera que todos irão ganhar com estas apostas mais centralizadas, nomeadamente, ao nível do alargamento das ofertas nas AECS (com áudio).