Câmara de Estarreja propõe congresso assinalando os 90 anos da Angiografia.

2015-10-28 10:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Estarreja desafia a classe médica à realização de um congresso assinalando os 90 anos da Angiografia. É uma das marcas que fica do congresso da sociedade portuguesa de neurorradiologia (SPNR) que se realizou em Aveiro e que teve pontos do programa em Avanca, terra natal de Egas Moniz.

A Câmara Municipal de Estarreja espera continuar a aprofundar a união com a SPNR lançando-se um novo desafio para o futuro. Diamantino Sabina, presidente da autarquia, deixou o repto aos responsáveis da SPNR para que realizem em Estarreja o seu 13º Congresso Nacional, associando-o às comemorações dos 90 anos da descoberta da Angiografia Cerebral. “Queremos fazer parte deste movimento médico e continuar com esta parceria”, reforçou.

O sobrinho-neto de Egas Moniz não esconde que as realizações são importantes para manter viva a obra do cientista. Eduardo Macieira Coelho partilhou a sua alegria. “Sempre que se fala no Egas Moniz é uma emoção para mim. Sempre que há uma homenagem são duas emoções e se há um Prémio com o nome de Egas Moniz são três emoções, portanto estou encantado”, disse acrescentando que “lembrar o Egas, é lembrar não só aquilo que ele realizou mas aquilo que ele estimulou que é das coisas mais importantes. Ele deixou um estímulo que foi apreendido por um certo número de médicos que também renovaram a medicina. Isto é o mérito do mestre, isto é que é um mestre.”

Durante o Congresso Nacional, na sexta-feira à noite no Museu de Aveiro, foi atribuído o Prémio Bienal Egas Moniz em Neurorradiologia, criado pelo Município de Estarreja e SPNR, com a chancela da Ordem dos Médicos. A versão inaugural foi atribuída aos 14 fundadores do Núcleo Português de Neurorradiologia, criado em 1980.

Focando “a legítima homenagem ao pioneiro mundial da angiografia cerebral”, Pedro Vilela, presidente da SPNR, enalteceu a “admirável visão” de Egas Moniz ao criar “esta nova valência de conhecimento médico, a angiografia diagnóstica e terapêutica, parte da nossa atividade quotidiana”. O investigador foi “igualmente recordado pelo reconhecimento de um dos maiores avanços médicos no tratamento das doenças cerebrovasculares, o tratamento endovascular do acidente vascular isquémico”.

O 70º Aniversário do Prémio de Oslo, atribuído ao cientista natural de Avanca pela Universidade de Oslo a 3 de setembro de 1945, pelo desenvolvimento da Angiografia Cerebral, o 25º Aniversário da SPNR, assim como a atribuição inaugural do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia, ficam perpetuados no livro “Egas Moniz, Pioneiro da Neurorradiologia – Coletânea de Separatas Científicas”, uma edição da Câmara Municipal de Estarreja, onde é igualmente percetível a evolução da Neurorradiologia para a Neuroimagiologia.