Câmara de Aveiro e Transdev apresentam esta segunda operação de concessão dos transportes.

2016-11-28 09:13

Categoria: 

Concelho: 

É o dia da concessão ou dia do plano de marketing que vai sustentar a operação dos transportes em Aveiro. A Câmara de Aveiro e a ETAC/TRANSDEV, concessionário de transportes, apresentam esta segunda a operação de concessão dos transportes rodoviário e fluvial, bem como do projeto do novo Centro Coordenador de Transportes.

A autarquia assume que este é um momento de especial importância que vai viver no âmbito do lançamento de uma campanha promocional da nova operação de transportes municipais, cujo nome será anunciado esta segunda e cuja operação se inicia no dia 1 de janeiro de 2017.

A apresentação acontece, esta segunda, às 17h30, no Centro de Congressos de Aveiro.

Entretanto, o Bloco de Esquerda insiste na preocupação quanto ao futuro dos trabalhadores da Move Aveiro e leva o tema ao Governo.

Depois de o ter feito na semana passada em reuniões com os sindicatos, agora anuncia que fez chegar ao Governo questões sobre o tema por considerar que a concessão de empresa municipal a privados retira direitos e salários aos trabalhadores.

Acusa a CMA de “chantagear” os trabalhadores a aceitar as condições do privado, sob pena de serem obrigados a uma realocação em serviços que não são os de origem. O BE diz que em causa está um “enorme corte de salário aos trabalhadores do ferry”, o aumento do horário de trabalho dos Agentes Únicos sem lhes aumentar o salário, chantagem os motoristas que não transitarão para a empresa concessionária e uma redução salarial de mais de 100€ aos atuais fiscais dos parcómetros.

“Esta atitude é reprovável e merece repúdio. Estamos perante uma Câmara Municipal, ou seja, uma entidade pública que tem a obrigação de defesa da população, a usar toda a sua força para atacar salários, direitos e empregos, tudo em nome de um negócio com um privado”.

foto: Rúben Gonçalves