Câmara de Aveiro apoia Bombeiros locais em 350 mil euros protocolados mas "apoios globais ascendem a meio milhão de euros". (notícia actualizada às 18h00)

2021-03-26 15:42

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro e as duas corporações de Bombeiros de Aveiro (Novos e Velhos) assinaram hoje ao final da manhã os acordos de cooperação para 2021.

Os documentos destacam a importância das corporações na gestão operacional da Proteção Civil, 24 horas por dia, com o reforço de efetivos das equipas de intervenção permanente.

Os Bombeiros Novos de Aveiro recebem 182 mil euros onde se inclui o financiamento à delegação de São Jacinto.

Quanto aos Bombeiros Velhos recebem 165.895,17€.

Ribau Esteves, líder autárquico, elogiou os termos dos protocolos que é suportado no “serviço qualificado aos cidadãos de Aveiro”. A “dimensão total do apoio financeiro, somando todo o tipo de apoios, ascende ao meio milhão de euros”, sublinhou o autarca.

Ribau Esteves que recordou a apoio dados pelos Bombeiros de Aveiro na fase de reestruturação financeira da Câmara Municipal, no início do seu mandato. (com áudio)

Albuquerque Pinto, Presidente da Direcção dos Bombeiros Novos reforçou as dificuldades sentidas na gestão da corporação.

O Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, apresentou a sua “gratidão pela ajuda que este Protocolo com a CMA encerra”, agradecendo ao Presidente da Câmara, Ribau Esteves, a “amabilidade para com os Bombeiros Novos”, garantindo que esta Associação Humanitária “não deixará de cumprir as suas tarefas e missão” para os o Município (com áudio).

Por seu lado, José Augusto Ferreira, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, num balanço sobre o Protocolo do ano de 2020, agradeceu “o facto do Protocolo ter sido pago na integra e nas datas previstas”, sendo que “isso muito nos ajudou a honrar os nossos compromissos financeiros e a manter a nossa operacionalidade”.

Para os Bombeiros Velhos o memorando de 2021 mantém o seu carácter de importância e “vai permitir, mais uma vez, ter os nossos compromissos em dia e estarmos sempre presentes para aquilo que a Câmara e a População necessitar”, concluiu. (com áudio)

O Presidente da Câmara, sublinhou que este “é um ato voluntário, pois a Câmara não tem obrigação de financiar Corporações privadas e que o praticamos por dois motivos muito simples: primeiro porque a Câmara de Aveiro considera que este investimento é muito importante para os Cidadãos e segundo, porque as nossas duas Corporações de Bombeiros consideram que este é um apoio muito importante para o serviço que prestam aos nossos Cidadãos. No fundo este apoio resume-se à importância de servir os nossos Cidadãos, com o nível de qualificação mais alto que somos capazes”, disse Ribau Esteves.

Recordando que no último ano com o financiamento das Equipas de Intervenção de Permanente, com as adendas no valor de 80.000€, devido ao Combate à Pandemia de Covid-19, os Bombeiros do Município de Aveiro acabaram por receber meio milhão de euros, o Presidente da CMA deu “uma nota de excelência, selo de garantia e de qualidade ao mais elevado nível em 2020, que nos dá mais conforto e confiança para assinar o documento para 2021, que inclui também a luta intensa contra o Covid-19” e um valor total de cerca de meio milhão de euros.

Com o equilíbrio e ajustamento financeiro que estamos a realizar na gestão da Câmara de Aveiro, abre-se a possibilidade de a partir deste ano de 2021 – momento em que reganhamos a nossa autonomia total – que “esta parceria possa aumentar a sua dimensão qualitativa, mas também de aumento das verbas para os nossos Bombeiros, sempre em linha com o aumento da qualidade e quantidade dos serviços prestados aos nossos Cidadãos”, concluiu o autarca.

Os Protocolos foram assinados em sessão pública, esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

 

(em actualização)