Câmara de Albergaria congratula-se com distinção a antigo comandante dos Bombeiros.

2015-11-07 08:56

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo da Câmara de Albergaria aprovou, em reunião pública, um voto de congratulação pelo Público Louvor atribuído a José Ricardo Bismarck pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Natural de Albergaria-a-Velha, o antigo comandante dos Bombeiros Voluntários locais e atual responsável distrital pela proteção civil foi alvo de um voto de louvor pelo Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Francisco Grave Pereira, sob proposta do Comandante Operacional Local, José Manuel Moura.

José Bismarck começou cedo como voluntário na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, ocupando todos os postos da hierarquia, desde aspirante até chefe e por fim comandante, cargo que ocupou entre 1997 e 2012. Está na origem da criação ou desenvolvimento de várias valências dos Bombeiros de Albergaria, como o salvamento em grande ângulo, unidade química, unidade canina e recuperadores aquáticos.

Graças à sua experiência tem sido contactado frequentemente para missões no estrangeiro. Em 2011, esteve nos Estados Unidos, em Nova Iorque, no resgate das vítimas dos atentados às Torres Gémeas, e também no Irão, nas inspeções aos escombros provocados pelo sismo que destruiu a cidade de Bam, em 2003.

José Ricardo Bismarck tem desempenhado atualmente as funções de Comandante Operacional do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil do Distrito de Aveiro. Exerce também funções de docente universitário.

O Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, afirma que “devemos enaltecer aquele que deve ser, em termos operacionais, o bombeiro português que mais experiência tem em teatro de operações, em qualquer parte do mundo”.