Café de Ciência sobre "Sustentabilidade dos ecossistemas" encerra o novo ciclo de conversas.

2022-11-24 08:49

Categoria: 

Concelho: 

Café de Ciência sobre "Sustentabilidade dos ecossistemas" encerra o novo ciclo de conversas.

Esta quinta, dia 24 de novembro, acontece a quarta e última sessão do ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”.

Ricardo Calado e Carlos Fonseca, biólogos e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), são os convidados desta conversa sobre a sustentabilidade dos ecossistemas.

Os ecossistemas terrestres e os oceanos enfrentam, atualmente, um conjunto de ameaças sem precedentes à escala global.

A sustentabilidade destes ecossistemas passa, indubitavelmente, pela relação que o Homem teve, tem e terá com estes ambientes.

Nesta quarta sessão, serão abordados temas prementes e, simultaneamente, preocupantes, que afetam os ecossistemas, tentando vislumbrar soluções práticas e sustentáveis, quer a nível da pesca e aquacultura, quer a nível da floresta e do meio rural.

Ricardo Calado e Carlos Fonseca são investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia da UA, sendo o segundo também investigador do CoLAB ForestWISE – Collaborative Laboratory for Integrated Forest & Fire Wise Management.

O ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde” é uma iniciativa do CESAM e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no âmbito das celebrações do “One Health Day”. Ao longo de quatro semanas do mês de novembro, este ciclo procurou debater a saúde ideal para pessoas, animais e para o ambiente.

A sessão tem início às 21h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.