Bustos vai receber Museu de Rádios.

2017-05-22 11:45

Categoria: 

Concelho: 

A “Radiolandia – Museu do Rádio” avança com a assinatura do protocolo de depósito do espólio de rádios de Manuel Silva.

A Câmara de Oliveira do Bairro assinou esse protocolo num evento teve lugar na antiga escola primária da vila de Bustos que, juntamente com mais dois volumes já em construção, se constituirá como o futuro espaço do Museu.

Mário João Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, definiu o futuro equipamento como “um museu vivo, que será o mais interativo possível”, destacando a “grande conjugação de vontades que tem pautado a relação entre a família do Sr. Manuel Silva e a Câmara Municipal para a concretização deste projeto”.

Para Mário João Oliveira, o facto do único Museu do Rádio em Portugal, pelo menos assim designado, estar localizado em Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro, “é de grande significado, ainda para mais tendo a sua origem precisamente nesta vila, e uma grande emoção e orgulho para todos os autarcas concelhios, para a família do Sr. Manuel Silva e para todos os nossos munícipes”.

Paula Silva, representante e filha de Manuel Silva, agradeceu a Mário João Oliveira pela decisão de acolher a coleção do pai, confessando que era “com muito gosto” que a família via finalmente esse espólio “estar disponível para ser apreciado pelo público, e logo com o nome que ele lhe deu desde o início”.

Radiolândia – Museu do Rádio é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que surgiu da oportunidade de criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que tem como base uma coleção privada que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX, num vasto acervo pertença do colecionador Manuel Silva, que engloba ainda muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e doadores, que se constitui como um espólio absolutamente único, com reconhecimento internacional.

A coleção a ser incorporada no novo espaço museológico é constituída por cerca de 1.200 rádios, ficando meia centena em exposição e os restantes em espaços de reservas, que poderão ser visitáveis.

Manuel Silva nasceu em 1930, em Bustos, e foi um reconhecido comerciante e técnico de rádios que, por volta de 1950, iniciou a sua coleção, ficando com os rádios velhos dos clientes que, na sua loja, compravam um novo.