Bruno Coimbra defende manutenção da água na esfera pública.

2015-03-02 13:59

Categoria: 

Concelho: 

Bruno Coimbra defende a reestruturação do setor como garante da manutenção da água na esfera pública. O deputado do PSD eleito por Aveiro participou num debate público sobre a gestão do setor e admitiu que a “reestruturação do setor das águas é a sua tábua de salvação e garantia de manutenção na esfera pública”.

No encontro realizado em Peniche, Bruno Coimbra admitiu que as poupanças com fusão de empresas e redução de custos é essencial à manutenção do serviço. “O setor está excessivamente fragmentado, existindo cerca de 500 entidades gestoras de serviços de águas e saneamento. Já para não falar de uma média em perdas de águas de 40%, atingindo 80% em alguns municípios”.

Bruno Coimbra identificou, por outro lado, os principais problemas que ainda subsistem, como a desigualdade de preços, o défice tarifário de 600 milhões de euros e dívidas dos municípios em 500 milhões.

O deputado eleito pelo Círculo de Aveiro vaticinou que “está em causa a sustentabilidade do setor das águas em Portugal, está em causa a qualidade de um serviço essencial aos portugueses”.

Neste encontro manifestou-se, ainda, a favor do equilíbrio de tarifas entre litoral e interior. “É importante garantir a continuidade, universalidade e qualidade na prestação dos serviços de água, promovendo a coesão social e territorial, bem como a manutenção da água dentro da esfera pública”.