Bordalo II, Santi Lesca e Adriano Miranda estão entre os oradores do TEDxAveiro.

2022-05-10 18:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Bordalo II, Santi Lesca e Adriano Miranda estão entre os oradores do TEDxAveiro.

A edição deste ano, marcada para dia 21 de Maio, conta com o artista plástico, o compositor, músico e designer de som e o fotógrafo entre 9 oradores.

O TEDxAveiro assume a aposta na promoção da criatividade e do empreendedorismo não só a nível local, mas também a nível nacional.

Está agendado para o próximo dia 21 de Maio, no Centro de Congressos de Aveiro, com o mote "What's News?", com a participação de 9 oradores e 3 performances.

André Costa, da organização, destaca a presença da sociedade civil como pilar do evento (com áudio)

Destaque para a apresentação de uma empresa de crescimento acelerado.

Na lista está, ainda, Catarina Custódio, doutorada em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais pela Universidade do Minho, Investigadora Auxiliar no Grupo de Investigação Compass do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

A sua atividade de investigação é focada no desenvolvimento de biomateriais avançados e multifuncionais para cultura de células que representem de uma forma muito aproximada o ambiente nativo dos tecidos humanos.

Estes materiais estão a ser explorados, por exemplo, para criar modelos de doença em laboratório que vão permitir uma resposta mais exata na validação de novos fármacos e substituir ou reduzir os testes em animais.

O desenvolvimento destes materiais produzidos a partir de proteínas humanas obtidas de sangue ou placenta e a sua comercialização são o foco da Metatissue (www.metatissue.com), a spin-off da qual a Catarina Custódio é cofundadora e atual CEO.

Catarina Custódio é atualmente co-inventora de 2 famílias de patentes e co-autora de mais de 35 artigos em revistas científicas.

Da reitoria, na voz de Filipe Teles, chega o elogio ao evento como palco para criativos (com áudio)

O evento promete dar visibilidade ao tecido associativo regional que, segundo Ribau Esteves, é força motriz do evento.

O autarca sublinha a presença como apoiante num evento que define os seus caminhos em autonomia (com áudio)

João Macedo (surfista de ondas gigantes e Presidente da Hope Zones Foundation); Virgílio Bento (fundador de unicórnio, fundou a SWORD Health, uma startup que desde a sua fundação, em 2015, a SWORD Health tem ajudado milhares de pessoas a recuperar de cirurgias e a controlar a dor crónica, tudo a partir das suas próprias casas); Rui Pedro Silva (líder digital, Diretor Executivo da ERIKS Digital, negócio digital do Grupo ERIKS, uma multinacional holandesa com faturação superior a 2 mil milhões de dólares); Vasco Da Cruz Amador (cyber intelligence analyst é o responsável máximo e coordenador do treino em Cyber Intelligence e Cyber Security dos diferentes ramos das Forças de Segurança Iraquianas, no Iraque, desde 2019); Catarina Custódio (Investigadora Auxiliar no Grupo de Investigação Compass do Departamento de Química da UA); Adriano Miranda (Fotógrafo no jornal Público); Bordalo II (Artista com obra no espaço público); Núria Leon Bernardo (Diretora de Operações no Polígrafo, na SIC); Henk Van Twillert (saxofonista holandês); Santi Lesca (compositor, músico e sound designer); Banda Vaguense e Alice Neto de Sousa (escritora) são os oradores convidados e performers.