Boas Festas em Aveiro inaugura a exposição “Presépios de Portugal – do antigamente à contemporaneidade”.

2017-12-14 13:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O programa “Boas Festas em Aveiro” anuncia a exposição “Presépios de Portugal – do antigamente à contemporaneidade” no Museu de Aveiro.

Trata-se de uma mostra que reúne um conjunto de presépios pertença do acervo histórico do Museu. Com a colaboração da “Barrica” dar-se-á uma volta a Portugal através dos presépios que poderão ser apreciados até 14 de janeiro. Abertura às 18h.

Sábado terá lugar a Conferência “Vamos Falar de São Gonçalinho: fonte de investigação” pelas 16h00 no edifício da antiga Capitania que contará com as intervenções de Maria Teresa Cordeiro de Moura Soeiro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e de Cristina Oliveira, doutoranda em Patrimónios Alimentares, em particular sobre pães e doces de festa nas manifestações religiosas em Portugal.

O encontro irá assinalar ainda a abertura da exposição “São Gonçalinho de Aveiro” que será constituída por peças do património do Museu da Cidade e da Mordomia de São Gonçalinho que poderá ser visitada até 15 de janeiro.

Os Mercados de Natal vão acolher também neste fim-de-semana várias acções. A partir de hoje decorrerá o Bazar de Natal 2017 com a participação de 14 instituições (APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), Associação de Solidariedade Social Casa Mãe de Aradas, Centro Social Paroquial da Vera Cruz, CERCIAV (Coop. Educação e Reab. Cidadãos Inadaptadas Aveiro), Associação Convivência, AFECTU (Associação de Felinos e Caninos Todos Unidos; Associação Pais em Rede) Projeto Eu Sou como tu, INCLURIA, Lions Clube Sta. Joana Princesa, Núcleo de Aveiro da Pravi, Projeto Resgate Animal, Projeto “Velhotes Ativos” da Junta de Freguesia de Esgueira e Orbis).

O Bazar de Natal, de apoio solidário, acontecerá no Mercado Manuel Firmino com o seguinte horário: 14 e 15 das 16h30 às 19h30 e dias 16 e 17 das 10h00 às 23h00.

Neste fim-de-semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do “Aveiro Xmas Beer”. Trata-se de um mercado de natal único em Portugal de cerveja artesanal no Mercado Manuel Firmino estando de portas abertas das 17h00 às 23h30 no dia 15, das 10h00 às 23h30 a 16 e no dia 17 das 13h00 às 19h00.

No dia 16 será ainda promovido o Concerto Novas Vozes pelas 18h00 na Igreja da Misericórdia. Trata-se de um concerto com Coro Infanto-Juvenil, uma organização do grupo Voz Nua.

No próximo fim-de-semana, haverá Artes de Rua no Natal, uma dinamização cultural e lúdica em diferentes artérias da cidade e nos dias 16 e 17 de dezembro decorrerá Artes no Canal com edição especial de Natal.