Bispo de Aveiro garante inventariação do património religioso.

2017-11-24 16:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bispo de Aveiro afirma que o levantamento e a catalogação do património religioso "é importante" para a defesa desse património.

Mensagem deixada, esta manhã, na abertura das Jornadas de História Local e Património Documental promovidas pela ADERAV e pela Câmara Municipal de Aveiro. D. António Moiteiro deu o exemplo de Esgueira que se prepara para concluir o trabalho com uma publicação referente ao património da paróquia. (com áudio)

O tema deste ano, na 11.ª edição, refere-se ao Património Religioso de Aveiro, na sua vertente dos espaços físicos que ocupa, das vivências e da religiosidade da comunidade.

Lauro Marques, Presidente da ADERAV, afirma que se trata de um tema "oportuno". "É um tema 'feliz', centrado no património religioso, na vertente de análise do espaço físico e das vivências religiosas das comunidades", disse.

Miguel Capão Filipe, Vereador com o Pelouro da Cultura em Aveiro, explica que se trata de um encontro importante que permite depois registar os principais pontos abordados deixando a informação para memória futura.

"Parte destes encontros tem resultado em livro. Não ficam unicamente por aqui. Temos optado por pedir aos oradores os 'textos completos' e fazer um livro para investigação e memória futura", referiu.

Os trabalho decorrem no Edifício da Antiga Capitania, esta sexta-feira, e com visita guiada pela cidade de Aveiro, no sábado, percorrendo alguns espaços religiosos, tendo o seu início na Capela do Senhor das Barrocas, às 09h30, terminando na Capela do antigo Mosteiro de Jesus (Museu de Aveiro), onde será possível assistir a um apontamento musical no seu órgão de tubos setecentista.